Morrer em nome de Yeshua ou morrer por causa do nome de Yeshua: Uma visão bíblica sobre o holocausto


Morrer em nome de Yeshua ou morrer por causa do nome de Yeshua:
Uma visão bíblica sobre o holocausto

A leitura que os adeptos a fé cristã fazem sobre si mesmos é muito peculiar. Existe um verdadeiro partidarismo na convicção de ser povo de D'us. Digo isto não apenas em destituir os judeus como povo do Eterno e criar algo chamado de “Novo Israel”. Esta percepção vai além, trazendo para um conflito interno dentro do próprio cristianismo hoje.

Pentecostais x tradicionais, históricos x movimentos modernos, rótulos contra rótulos denominacionais que vez por outra se estranham ao ponto de uma igreja ou denominação afirmar ser a melhor opção para imitar a fé tão difundida por Yeshua. E o outro, que não pensa como ele, ou não faz parte de sua congregação, não seria o ideal como povo de D'us.

Em meio a estes conflitos denominacionais a visão sobre O Texto Sagrado começa a tomar uma sentido que passou da beira do absurdo. Entre estas leituras equivocadas tropeçamos no termo Eclesia ou Kehilá, ambos vertidos para nossa realidade como Igreja ou Congregação. Nasce a ideia de que isto se resume a uma comunidade local regida por um nome fantasia e acompanhada pelo informativo denominacional. Apesar destas palavras também fazerem sentido para uma comunidade ligada a um espaço geográfico, ela tem um sentido muito mais amplo. Inicialmente Kehilá ou Eclesia referem-se a nação de Israel.

Diante das esperanças proféticas do Primeiro Testamento e do testemunho de Yeshua não se vê diferença entre Israel e o termo Igreja ou congregação. Yeshua não funda uma igreja, pois ela já existe desde Abraão. O que O Messias inicia é a restauração do caminho que Israel abandonou.

É diante desta percepção que esta Casa de Estudos propõe uma releitura do texto abaixo:

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
(Mateus 24.6-12)

Mateus é um evangelho que transmite Yeshua dentro de todo um mundo judaico. Suas expressões, busca por cumprimentos proféticos em Yeshua e sua narrativa que tanto assemelha O Messias com a figura respeitada de Moisés, testifica que não existe no redator nem no destinatário desejo algum de repudiar ou substituir a nação de Israel por uma outra comunidade.
 
Não existindo este este sentimento quando Yeshua diz: ...Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome..., quem seriam este que sofrem por causa do Nome dele?

A resposta mais propícia seria sua Eclesia ou sua Kehilá; a sua Igreja ou sua Congregação não resumir-se a um grupo de pessoas de rótulo denominacional, mas ao seu povo, Israel.

O HOLOCAUSTO E O NOME DE JESUS

Os primeiros talmidim de Yeshua ou os primeiros discípulos de Jesus, são as primeiras vítimas do peso causado pelo Nome do Messias. Seguidos por judeus que aderiram a Kát Haderech (Seita do Caminho) que mais tarde serão chamados de Christianos (Cristãos – Atos 11.26) mortos pela mesma razão: O NOME DE JESUS.

Mas o discurso de Yeshua narrado por Mateus não determina que são os seus seguidores que serão perseguidos. Apesar de Yeshua estar instruindo e preparando os seus discípulos para o princípio destas dores, o capítulo 24 começa apresentando juízo sobre O Beit Ha Mikdash (Templo de Jerusalém). As aflições serão dadas para todo o Israel.

Este é um fato que se segue no decorrer da história. Desde os primeiros seguidores do Messias até os dias atuais, encontramos ainda judeus sendo odiados, perseguidos e mortos pelas nações.

O Shoah (palavra mais propícia do que holocausto) foi o mais marcante testemunho de que ainda os judeus são mortos por causa do Nome do Messias. Adolf Hitler, de amaldiçoada memória, fez questão de dar uma conotação religiosa para seus atos satânicos e usou exatamente O Nome de Jesus como pretexto. Fazendo uso de literaturas de teólogos protestantes e tocando no âmago religioso dos alemães para justificar suas barbárie.

Certamente missionários e pregadores íntegros do Evangelho de Yeshua que não são judeus também morreram pelo Nome do Messias. Mas esta é uma das características de se aproximar de Yeshua, você é enxertado na Oliveiras de Israel (Rom.11) e se faz como Israel. Este decreto foi entregue aos hebreus ainda com Moisés:

E quando o estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o oprimireis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus.(Levítico 19.33-34)

Em Yeshua muitos padeceram as mesmas perseguições por herdarem da mesma seiva. Mas é incomparável como a profecia de Yeshua se reflete tanto na história de Israel. Não é um critério reconhecer a Messianidade de Yeshua para ser odiado. Pois Israel já nasceu Igreja do Messias, já nasceu Kehilá de Yeshua. (João 15.16-19)


A ESPERANÇA

Uma crença é muito dividida entre os judeus: a ressurreição dos mortos. A chegada do dia em que os mortos ressurgirão e viverão em paz na Era Messiânica. Para boa parte dos judeus o critério para a ressurreição se dá primeiramente para quem foi enterrado em Jerusalém. A cidade do Grande Rei, cidade do governo do Melech Ha Moshiach sobre todas as nações da terra. Este será o tempo de paz e restauração.

Esta linda esperança também é dividida pelos gentios seguidores de Yeshua. Mas aqueles que reconhecem o testemunho do Novo Testamento acerca de Yeshua e sua revelação a João O Visionário, entendem que este não seria o critério para quem ressuscitaria primeiro. O Apocalipse diz:

Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo. Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

Nenhuma palavra de esperança pode mudar dois mil anos de perseguição que usou como pretexto o Nome de Yeshua. Mas uma esperança existe apesar da falta de poder em confortar, contida nas palavras humanas, a esperança de que as perseguições em Nome do Messias serão bem recompensadas.

Esta é a fé que transcende a morte, está é a fé que nos leva até um bom lugar no Olam Habá (mundo porvir). Yeshua continua amando Israel e não retirou ele de seus planos e promessas, mesmo que maus homens tenham feito mau uso deste precioso Nome.

Que Israel reconheça O Messias e que Considerem...que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. (Romanos 8.18)


Por

Renato Cesar

...E assim todo o Israel será salvo...(Romanos 11.26.a)

2 comentários:

  1. Diante de tudo o que foi tratado, qual o significado do holocausto nazista?

    ResponderExcluir
  2. Por favor pastor, envie de novo seu comentário agora pra este novo e-mail, abraços!!

    ResponderExcluir